#02 | CARTAS, PASSADO E LEITORES

by - agosto 02, 2017


Estou concluindo as cartas que prometi no dia do aniversário do blog para as minhas leitoras (lindas ♥), e quando comecei a escrever bateu uma vibe nostálgica. Sabe uma pessoa viciada em papel? Essa sou eu. Desde pequena eu escrevia, com uma caligrafia horrível e uma ortografia desconhecida, mas eu escrevia.

No fundamental as cartas se destinavam a minha mãe, sempre cheia de corações, glitter e vários "eu amo você" e com muitos desenhos de nós duas. Era a forma mais ingênua  e sincera de demonstrar todo o meu sentimento por ela. Já no ensino médio eu escrevia -quase que diariamente- cartas para as minhas amigas. Eu escrevia quando elas me chateavam, escrevia para pedir desculpas ou para falar dos crushs (leia-se BOYS MAGIA) da época. 

Tenho que destacar aqui que certa vez eu escrevi inúmeras cartas e fui colando uma na outra até que elas ficaram do tamanho da minha rua toda (meus dedos ficaram cheios de cola aaaaaa). Acho que escrevi mais do que meus cinco semestres da faculdade. Lembro que quando entreguei para a minha amiga no aniversário dela, eu estava mais feliz que ela, estava tão orgulhosa por ter feito a maior carta de todas ahahha (nem sei se ela tem ainda).

Depois dessa época eu parei de escrever cartas, talvez pela falta de um destinatário, ou por vergonha de demonstrar meus sentimentos para as outras pessoas. Sempre me achei meio boba ao escrever. Então, parei de escrever, até que criei o blog e voltei. Voltei com cartas virtuais destinadas a quem quisesse abri-las. E sou feliz por escrever para vocês.



Como falei no inicio do post no aniversário do blog eu tive a ideia de escrever cartas para as minhas leitoras, e tem sido maravilhoso escrever para elas. Conheci muito mais dos seus sonhos, onde residem e as coisas que gostam. Antes de escrever eu li inúmeros posts delas, eu as segui nas redes sociais e ainda acompanhei cada carta de coisas que acho que são especiais para elas. Cada cartinha foi escrita com amor, e cada uma leva um pouquinho desse ser humano que vos escreve. 

Estou pensando em escrever para os leitores mais vezes, pois a experiência foi (está sendo) incrível. Nesse processo percebi que para mim cartas envolvem muito mais sentimentos. São como um elo entre duas pessoas. Por isso, acho que tenho muita facilidade em começar, desenvolver e terminar um post de aniversário no facebook do que uma carta (ou um post). Seria as redes sociais a forma mais superficial de demonstrar sentimentos?

"Apesar de ser uma pessoa super "conectada" (às vezes até demais), acredito muito na importância dos recados escritos à mão, dos cartões com caligrafia própria, enfim, de algo que transfira mais personalidade do que os meios digitais permitem."  — NRNJ

Acompanhe o BEDA:
01 | 02


POSTAGENS RELACIONADAS

29 comentários

  1. Eu amo cartas, mas não tenho enviado muitas ultimamente :c

    Com amor,
    <3 bruna-morgan.blogspot.com <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não acredito que você está comentando nos meus posts *-----* estou emocionada, Bru ♥♥♥

      Excluir
  2. Nem sei há quanto tempo que não escrevo uma carta mas sou viciada em papel. Tenho mil caderninhos e blocos para poder escrever tudo e mais alguma coisa. :)

    beijinho querida ♥
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre! Sempre estou com alguma agenda.
      É um vicio que não consigo controlar.
      Agora estou organizando o blog pelo notebook, mas
      as demais coisas continuam em agendas físicas. ♥

      Excluir
  3. Que incrível 💙 Eu tenho um grande amor por cartas, e utimamente tenho trocado bastante! Eu vi esse seu projetinho e fiquei maravilhada, tu é muito criativa haha! Também amo acompanhar as pessoas pelas quais irei enviar as cartas, me sinto como se estivesse conhecendo suas personalidades! Post maravilhoso 💙

    www.simplesmentecriativa.com.br ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Thay :D Tu é uma linda.
      Obrigada pelo comentário. ♥

      Excluir
  4. Eu adoro tudo nas cartas, o fato de serem escritas a mão e ser algo mais pessoal, o jeito que elas são, a história, e os sentimentos ❤ Queria escrever mais elas e mandar para alguém, nem que fosse com a Anne Frank saodkopk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Gabi. Para mim, cartas sempre foram o melhor
      modo de demonstrar o que eu estava sentindo. Então, pra mim,
      elas realmente são mais pessoais.

      Se quiser escrever para mim eu queroooo ♥

      Excluir
  5. tenho uma caixa com cartas que meu namorado escreveu pra mim, várias da minha melhor amiga e uma da minha mãe, são minhas preciosidades, e a sua vai pra caixinha também, cartas são a melhor coisa, e ainda mais saber que nos tempos de hoje cheios de meios de comunicação alguém tirou um tempinho pra escrever pra você <3


    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho uma, amiga.
      Eeee morro de ciúmes dela.

      Excluir
  6. Até hoje tenho todas as cartas que recebi na escola, são mais de 25 anos guardadas, lindas e que de vez em quando vou lá matar a saudade e dar risada daquela época. Acho lindo quem ainda valoriza esses pequenos detalhes, hoje me dia é tão raro receber uma carta assim, só de cobrança mesmo hahaha.
    Parabéns pelo post, pelo seu sentimento, não deixa isso nunca morrer dentro de você, e se quiser me escrever, vou amar receber sua cartinha rs. Beijokas

    ResponderExcluir
  7. Eu amo escrever cartas, mas preciso dizer que nunca mandei nenhuma das que escrevi, e isso é até meio triste de se pensar, adoraria trocar cartas com alguém, mas ainda não tive oportunidade disso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como é isso, também tenho várias que continuam na minha gaveta e que nunca tiveram um destinatário. Fica por aqui, acho que vou escrever mais vezes para os leitores (amei a ideia).

      Marina ♥

      Excluir
  8. Eu amo papel, adoro escrever, amo cartas mas não gosto de escrever cartas, é tão lindo e poético mas realmente não gosto. Prefiro escrever histórias! Espero algum dia escrever uma carta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente! Tem gente que ama blog, mas não teria paciência para escrever posts. Eu adoro histórias, mas acho que não sou muito boa escrevendo-as.

      Abraços *-*

      Excluir
  9. aí que post lindo 😭 tão eu.. já leu o livro "Para todos os garotos que já amei"? a história é de uma garota assim também. As cartas sempre estiveram presentes na minha vida. Desde pequena eu as usava pra falar aquilo que não conseguia.. receber cartas é a coisa que mais amo no mundo, entretanto não recebo muitas. Acho que cartas falam de um sentimento mais profundo, de uma emoção mais pura e antiga, difícil de ser compreendida... por isso nem todo mundo a usa. Mas um fato é certo: redes sociais são como meros bilhetes comparados a cartas. Acho que vou voltar com esse hobby maravilhoso de colocar no papel tudo que sinto. Traz paz ❤️

    ResponderExcluir
  10. Ótima ideia, bacana mesmo voltar a escrever cartas e principalmente a leitores, to vendo que vou ter que roubar sua ideia rs.
    Eu adorava escrever carta, uma vez trocava carta com um carinha que eu estava afim, trocamos até foto kkkkk, foi um tempo bom e acho que a internet tirou um pouco essa sensação de esperar alguma coisa do outro.

    ResponderExcluir
  11. Na pré escola eu enchia minha mãe, pai e vó de cartas, também com muitos desenhos. No fundamental eu mandava para 4 amigas inseparáveis. No ensino médio mandei pra uma só amiga e nunca mais escrevi cartas, também por me sentir boba dedicando meu tempo e expondo meus sentimentos. Eu amo cartas e acho que você deve sempre encontrar um destinatário para elas, já que é isso que te faz feliz <3 Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Adoro cartas acho algo tão especial, com tantas redes sociais e aplicativos de comunicação hoje em dia as pessoas acabam se esquecendo da essência do papel e da caneta.

    ResponderExcluir
  13. Entrei ontem mesmo num projeto com meu namorado para trocarmos cartões postais com pessoas pelo mundo através do PostCrossing, conhece? É maravilhoso!

    ResponderExcluir
  14. Que lindo seu post, eu também adoro escrever cartas, sempre escrevo para meu namorado, gosto das coisas antigas, que ninguem mais faz. bjoss ;)
    meu blog, da uma passadinha por lá e me segue também https://leitoresemlimite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Amo escrever, sempre tenho algum caderninho ou rascunho perto de mim, mas carta vou ser sincera, faz muito tempo que não escrevo.

    Bjuxxx
    http://joyceneves.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sempre tenho caderno/agenda/diário perto de mim (um vício ♥).
      Também fazia muito tempo que eu não escrevia, mas amei voltar.

      Obrigada pelo comentário, Joyce :D

      Excluir
  16. Paloma do céu! Necessito voltar a escrever "a mão".
    Como a "tecnologia" nos vicia às vezes até meio negativamente né?
    Minha letra sempre foi bem redonda, legível, e um outro dia tentei escrever um bilhete, mas a todo momento errava algo =( Pura falta de praticar, falta de realmente colocar sentimento na escrita, um pouco de preguiça tbm, pq a tecnologia realmente nos vicia rs

    Amei seu post, parabéns pelo aniversário do seu Blog e mto sucesso!

    ResponderExcluir
  17. As vezes a gente deixa de lado alguns hábitos que nos fazem bem e que fazem o dia de outras pessoas serem especiais. Eu me lembro quando mais nova que eu tinha um namoradinho que me mandava cartas todos os dias e aquilo me deixava muito feliz, eu acredito que com os textos do blog seja uma maneira de trazer alegria ao dia das leitoras, e sua iniciativa de mandar cartas pessoais para elas é incrível.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Adoro cartas! Pena que está em desuso! Tinha coleção quando era pequena .. post maravilhoso! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, flor ♥
      Seja Bem Vinda!

      Excluir
    2. Também adoro cartas, acho que deveríamos reviver essa época. De escritos à mão. ♥

      Excluir
  19. QUE COISA MAIS AMOR DO MUNDO ISSO 💜

    Babe, infelizmente eu não recebo uma cartinha há séculos e também faz muito tempo que não escrevo uma, mas confesso que fiquei maravilhada aqui com a sua iniciativa, ainda mais sendo para as suas leitoras.

    Beijos, babe
    Supimpa Girl

    ResponderExcluir